domingo, 10 de outubro de 2010

Eu até riria se não achasse trágico a desobediência de algumas crianças atualmente.
A desobediência é o ápice da falta de respeito e de uma visão de que quem manda fazer algo é quem manda. Mas a obediência tem de ser feita por respeito. Nada de medo ou ameaças. A criança tem de saber que fazer isso é o certo e quem pediu isso foi alguém que sabe que aquilo é o certo a ser feito. Nenhum pai ou mãe deseja que o filho siga algo que não dará certo e por isso pede e o filho, obedece.
Na teoria é assim. Na prática...
Eu sei que não fui a pessoa mais obediente do mundo, mas certamente fui obediente quando criança. Mas se eu fosse tão obediente assim quando adulta, nem estaria na faculdade, já que minha mãe implorou por diversas vezes para que eu não viesse. O medo dela X minha coragem - ou um resquício dela, que me enganava bem. Desobediência só faz sentido quando você tem certeza de que pedidos para que você faça algo que não quer, significa abrir mão de tudo que você mais sonha, deseja e isso vai contra qualquer tipo de princípios seu.
Uma noite, meu pai filmava seus filhos enquanto bebês/ crianças e numa dessas filmagens mostra eu engatinhando até um extensor de fios e meu pai logo percebeu e me filmou mexendo lá. Ele simplesmente fez uma espécie de " Shiiiiiu!! Não" . Eu olhei pra cima, sorri e larguei tudo que estava fazendo e engatinhei para outro lugar. Medo? Não. Ele falou isso baixinho. É autoridade e firmeza nas palavras do pai mesmo. Se eu não perceber essa firmeza e autoridade no possível futuro pai dos meus filhos, eu jamais casarei com ele. Eu, que detesto teimosia e falta de autoridade não suportaria. Os filhos que não sabem o valor do dinheiro, não reconhece um olhar dos pais, não sabe o que é uns tapas, uma bronca, são os que hoje engravida as adolescentes, são as adolescentes grávidas, os que usam drogas ou os que vendem e outras tantas coisas que faz o mundo ser o que é hoje.
Eu riria se não fosse trágico o pouco caso em que são criadas algumas crianças que não sabem o que é abraço, amor e carinho. Tenho pena daqueles que só tem momentos de felicidade ou só tem momentos de tristeza. A oscilação é importante para que cada momento seja valorizado. Hoje eu sei o valor do dinheiro, o valor da obediência, da confiança dos pais, da credibilidade, da fé, da coragem passada para os filhos. Eu sei como educar uma criança graças ao que vi, vivi e verei.
E é por isso que eu riria se não fosse trágico ver tanta falta de bom senso, carinho, dedicação, noção de educação e gentileza. Eu riria, mas futuramente, ao ver no que essas crianças se tornaram, seria trágico.
Lamentável.

Um comentário:

  1. Ótima abordagem. Eu também riria se não percebesse que muito desse "desgoverno" de pais sobre filhos se deve ao fato de que muitos desses pais estão abrindo mão de sua autoridade e delegando este papel a setores como a educação formal. Erro. Cada qual tem sua missão. Quando falham, a rua e a TV o fazem da pior maneira. E assim, choramos. Todos.

    ResponderExcluir